ArtigosEventos

Fomos ao passeio do MX-5 Club Portugal!

A Mazda Portugal convidou-nos para o passeio do MX-5 Club Portugal. Entregaram-nos um MX-5 ND RF 2.0 e disseram que íamos prestar “culto” a vários roadster dignos dos deuses.

O grupo MX-5 Club Portugal organiza vários passeios ao longo do ano. Este teve inicio no salão Motorclássico, passou pela republica da cerveja, pelos troços do Rally de Portugal em Sintra e acabou na casa do preto com umas belas queijadas de Sintra.

O Mazda MX-5 é o roadster mais vendido do mundo, não só pelo preço simpático para o tipo de automóvel que é, mas também pelo estilo e pela experiência de condução que proporciona. Desde o final dos anos 80 e inicio dos anos 90 tornou-se mais do que apenas um automóvel. Tornou-se um objecto de culto que reúne amantes por todo o mundo!

Também em Portugal existem muitos fãs do modelo nipónico e a prova disso são os 54 automóveis que participaram neste passeio e que tiveram uma forte presença no salão Motorclássico.

O encontro estava marcado para as 11h da manha e começou com a visita ao salão que estava incluída na inscrição que teve o custo de 25€.

Saímos do salão às 13h da tarde onde nos dirigimos para a Republica da cerveja… O local onde “fomos arranjar forças” para o passeio que nos esperava à tarde. No prato estava um chouriço assado para entrada, um bife suculento com natas e batatas fritas, e no fim uma salada de fruta ou um arroz doce para adoçar a boca. Este “manjar” podia ser acompanhado pela cerveja artesanal da Republica da cerveja que ficou aprovada pela CarZoom, embora não sejamos uns “experts” da gastronomia.

De barriga cheia fizemos-nos à estrada, onde as obras na cidade de Lisboa nos impediram de passear pela Marginal, forçando-nos a adoptar o caminho menos divertido da IC19. Chegámos mais depressa à famosa estrada da lagoa azul, onde tivemos o prazer de desfrutar da verdadeira conexão com um automóvel, proporcionada pela condução de um dos melhores roadster de que reza a história.

O Mazda MX-5 torna-se uma extensão do corpo de quem o conduz e é nele que conseguimos atingir o nirvana da felicidade na condução. Arrepia-nos desde o som do motor a ecoar nas árvores, a cada curva onde sentimos a direcção precisa ou as passagens de caixa que nos fazem “perder a razão” e seguir o coração.

Os roadster são automóveis bastante inúteis, não dão para a família, não dão para ir às compras e se formos de férias não conseguimos levar muita bagagem. Mas nenhum tipo de automóvel nos alivia a tensão do corpo e nos fornece uma sensação de felicidade como um roadster nos oferece. O MX-5 é um automóvel “perito” em oferecer a “descompressão” que tanto precisamos numa vida de constante stress e correria. Mais do que um capricho pode ser uma forma de “estar bem” na vida!

Foram 54 Mazdas MX-5 a percorrer a estrada da lagoa azul, que durante uma parte da tarde ganhou outro “animo” com o ruído dos escapes e com cores de carroçaria para todos os gostos. Os participantes estavam animados e nem o “transito” na estrada para os capuchos nos estragou a viagem.

Chegámos à vila de Sintra, onde algumas pessoas sorriam à nossa passagem, enquanto outras tiravam fotografias ou olhavam com um ar admirado.

Na casa do preto esperava-nos um lanche com doces e refrigerantes onde todos se preparavam para o regresso a casa. O ano ainda não acabou, podemos por isso contar com mais passeios do Clube Mazda MX-5. A CarZoom fará os possíveis para divulgar as datas e os valores das inscrições.

– 3 de Junho: Termas de São Pedro do Sul a Arouca;
– 7 de Outubro: Porto (Exponor) Salão Auto Clássico;
– 1 a 3 de Dezembro: Passeio aos Picos da Europa, com duração de 3 dias.

O Mazda MX-5 RF 2.0 SKYACTIVE ND que a Mazda nos atribuiu contava com caixa automática era a versão Excellence Navi AT que tem o custo de 44.425,27€ e uma nota de escape capaz de fazer chorar os calhaus da calçada!

Artigo anterior

Festival GoodWood 2017 presta homenagem à Ferrari nos seus 70 anos!

Artigo seguinte

Mitsubishi Outlander PHEV: Polivalência ecológica!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *