Ensaios

Fiat 500X Cross 1.6 M-Jet: Chique e aventureiro!

Estivemos a ensaiar o novo Fiat 500X Cross. Não é apenas um Fiat 500 mais alto e maior, é mais do que isso, é um crossover com um aspecto chique, que se aventura por maus caminhos, sem nos deixar ficar mal ou com razões de queixa. Motor para dar e vender, consumos simpáticos e espaço!

A chave do Fiat 500X Cross estava nas nossas mãos, este seria o nosso primeiro ensaio a um automóvel italiano. Já não era sem tempo!

O Fiat 500X tem um design “made in italy”, o que faz dele um pequeno “SUV” agradável à vista, um aspecto chique, robusto e que “colecciona olhares”, conta com pormenores que não são normais para o segmento. As letras “500X” estão por toda a parte, até no mais pequeno detalhe, em sítios que raramente os olhos por lá passam.

IMG_0968

Quando entramos no Fiat 500X sentimos-nos “acima” uma qualidade de materiais e de construção bastante boa, um design como só os italianos sabem criar e uma posição de condução bastante agradável. Ao sentir-mos o tecido dos bancos, o plástico do tablier ou mesmo o toque dos botões, ficamos deveras surpreendidos. Nada disto faz sentido num crossover deste segmento! São simplesmente detalhes que não se vêem na concorrência.

Temos espaço de arrumação um pouco por todo o habitáculo e uma bagageira com 350 Litros de capacidade.

O Fiat 500X Cross, é completo. Temos equipamento para dar e vender e o sistema de informação e multimédia é funcional, contém tudo o que precisamos, mas, podia estar colocado num ecrã com dimensões maiores e com melhor qualidade de imagem.

IMG_1012

O motor 1.6 Multijet de 120cv é bastante equilibrado, a potência é mais do que suficiente para fazer andar bem o Fiat 500X, sem que seja sinónimo de consumos exagerados. No nosso ensaio obtivemos uma média de 5,6 litros. A caixa de velocidades é suave e tem um bom manuseamento.

O Fiat 500X Cross vem equipado com o selector Fiat Mood, com três modos de condução distintos: modo Auto, modo Sport e modo Traction.

– O modo “Auto” dá-nos acesso a uma condução suave tanto a nível de direcção como a nível da resposta do motor.

– O modo “Sport” torna o Fiat 500X mais nervoso, com a direcção mais pesada e precisa.

– O modo “Traction” gere a potência de forma a conseguirmos segurar melhor o 500X, em zonas em que a tracção não está a nosso favor.

IMG_1017

A condução do Fiat 500X Cross é bastante divertida e previsível, experimentámos o crossover italiano em cidade, em auto-estrada e não podíamos deixar de andar na terra, em estradões e em caminhos mais acidentados. Podemos dizer que em todas as situações o Fiat 500X Cross se comporta de uma forma exemplar, suave na cidade e na auto-estrada, divertido e desenrascado na terra. O motor deixa-nos sem palavras e a caixa é precisa, a condução do Fiat 500X Cross é uma fonte de prazer.

O Fiat 500X paga 141,47€ de imposto único de circulação e a sua manutenção é realizada de 30.000 em 30.000 quilómetros.

O novo Fiat 500X Cross 1.6 M-Jet está disponível a partir dos 24.650,00€

Tiago Neves

Artigo anterior

Acura NSX adiado para o próximo verão.

Artigo seguinte

Chris Brown é o primeiro cliente da Rezvani.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *