ArtigosEventos

Estivemos na apresentação nacional do novo Mazda CX-5!

A Mazda renovou o Mazda CX-5, decidiu apresentá-lo ontem em Cascais e nós estivemos lá! Promete conquistar o segmento e assustar a concorrência, os argumentos estão mais fortes do que nunca!

O Mazda CX-5 é um elemento extremamente importante para a Mazda no mercado Europeu, ou não estaríamos a falar do “best-seller” da marca nipónica.

Para além de ser importante por representar uma grande fatia no bolo de vendas da Mazda no mercado Europeu, é igualmente importante porque foi o inicio da “nova era” da Mazda. É responsável pela “lufada de ar-fresco”, pelo inicio do design KODO e deu “asas” à tecnologia SKYACTIV!

Este modelo aparece agora melhor do que nunca, mais evoluído, com um design mais arrojado, melhor qualidade nos interiores e com novas cores, não se ficando por aqui. Podemos contar ainda com uma melhor performance, mais segurança e mais conforto.

A aposta continua a ser as motorizações SKYACTIV 2.2 Litros diesel, agora são bi-turbo com potências de 150 ou 175cv, com binários de 380Nm ou 420Nm, a potência surgirá maioritariamente nos regimes médios e altos. Estas evoluções ao nível dos motores trarão ao Mazda CX-5 uma melhor resposta ao acelerador e uma maior tranquilidade a bordo, que se deve também à implementação de 3 novas técnologias High Precision Boost Control, Natural Sound Smoother e Natural Sound Frequency Control. No seu conjunto, estas tecnologias reforçam ainda mais os níveis de suavidade de funcionamento e de desempenho dinâmico deste bloco.

Já a nova caixa automática de 6 velocidades chama-se SKYACTIV-DRIVE e reúne as maiores qualidades das transmissões automáticas convencionais (com mudanças), das de variação contínua e das de dupla embraiagem. Adopta um amortecedor de bloqueio de baixa rigidez, que melhora a “firmeza” do veio de transmissão, fazendo com que este suporte mais binário. Devido às dimensões generosas do amortecedor de bloqueio, a rigidez torcional sofre também uma melhoria significativa.

A caixa automática de 6 velocidades conta também com o Drive Selection Mode que nos oferecerá dois modos: “normal” e “sport”. No modo Sport iremos contar com uma melhor resposta do motor e uma melhoria nas passagens de caixa, que se tornam mais rápidas, o que acabará por resultar numa melhor aceleração, mesmo com pouca pressão no pedal do acelerador.

A caixa manual SKYACTIV-MT apresenta uma nova base e uma posição mais elevada para o condutor, sofreu reforços na afixação à carroçaria, o que irá eliminar as perdas de rigidez. Foi redesenhada de forma a manter o curso curto, para facilitar os condutores com estatura mais baixa.

O sistema de tracção integral está também mais evoluído, uma vez que utiliza sinais enviados por 27 sensores, para controlar o envio de tracção para cada um dos eixos, tais como: temperatura exterior, activação dos limpa-vidros, inclinação da estrada, ângulo da direcção e doseamento do acelerador. O Active Torque Control envia a quantidade de binário exacta para o ponto certo e no momento certo, aumentando os níveis de aderência nas rodas dianteiras e traseiras.

No chassi, a Mazda realizou também algumas melhorias, pelo que o novo Mazda CX-5 conta com uma maior rigidez contra colisões e um menor peso que beneficia a performance. A rigidez torcional aumentou cerca de 15%.

No interior contamos com o mesmo sistema de navegação e multimédia, que sofreu algumas melhorias, integrando agora algumas redes sociais e rádios via internet, assim como nos fornece as informações do i-Eloop (consumos, travagem regenerativa e start&stop) e aparece também um novo sistema de som BOSE com 10 colunas de som! Este sistema apresenta-se num ecrã táctil de 7 polegadas.

O espaço continua a ser uma palavra de ordem, uma vez que viajamos à vontade nos lugares dianteiros e traseiros e ainda contamos com 505 Litros de espaço na bagageira.

Na segurança existem novos sistemas de ajuda à condução, como o alerta de transposição involuntária de faixa, aviso de ângulo morto, alerta de detecção de fadiga do condutor e alerta de transição de veículos na manobra de marcha-atrás. Ainda acrescentamos o cruise-control adaptativo, Luzes LED adaptativas, reconhecimento de sinais de transito, smart city brake (travagem autónoma de emergência em cidade) e um novo Head-Up Display chamado “active driving display”.

O novo Mazda CX-5 já se encontra disponivel em Portugal, com 3 níveis de equipamento: Essence, Evolve e Excellence. Podemos acrescentar consoante a versão, alguns “packs” de equipamento como: High Safety, Pack i-ACTIVSENSE, Pack Navi, Pack Leather, Cruise Pack e TAE (tejadilho de abrir eléctrico).

O novo SUV nipónico está disponivel a partir de 33.311,36€ na versão Essence de 150cv 4×2, sem pintura metalizada. A versão intermédia Evolve AT HS i-ACTIVSENSE Pack Navi de 150cv 4×2 com pintura metalizada está disponivel por 44.146,15€. A versão topo de gama 2.2 D com 175 cv 4X4 Excellence AT Pack Leather Beije TAE Cruise e Pack Navi fica a custar 53.119,33€. Paga classe 1 nas portagens com Via Verde e paga de IUC:252,47€

Por: Rita Pinheiro

Artigo anterior

Mclaren poderá participar na classe rainha de Le Mans!

Artigo seguinte

Esta é a história mais recente.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *