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Citroen C4 Cactus Shine 1.2 Puretech 110: Colorido e aventureiro!

O Citroen C4 Cactus nasceu como um crossover acessível de segmento “B”, o que não quer dizer que reúna menos qualidades que os restantes automóveis do segmento. Tem tudo o que procuramos num crossover, desde um design aventureiro e colorido, até ao espaço e economia.

O Citroen C4 Cactus foi um automóvel inovador no que toca ao aspecto. Apesar de contar com um design simples, tem elementos que “saltam à vista” e que agradam uma boa parte dos adeptos de crossovers.

Os “Airbumps” estrearam-se no modelo C4 Cactus e extenderam-se agora ao renovado Citroen C3. No Citroen C4 Cactus os “Airbumps” são um elemento de design importantíssimo, já para não falar que protegem das mossas. Temos 3 cores à escolha que podem contrastar ou não com a cor da carroçaria. Por sua vez, a carroçaria conta com uma selecção de cores bastante “animada” que torna a conjugação do C4 Cactus num ponto a seu favor.

Não só os “Airbumps” fazem do C4 Catus um automóvel atraente. Nele encontramos plásticos de protecção por toda a carroçaria, uma assinatura luminosa em LED e umas jantes de 17 polegadas com 2 tons envolvidas em pneus 205/50R17. O estilo “irreverente” continua no design das barras longitudinais que mais parecem “pequenas pranchas de surf” e nos vidros traseiros escurecidos.

O interior é bastante minimalista, mas não é por isso que deixa de ser agradável. Todos os comandos são intuitivos e estão colocados de forma acessível. Encontramos no habitaculo materiais mais “rígidos” e vários elementos na consola central com menos qualidade, que mais tarde poderão ser fonte de alguns ruídos parasitas, contudo, a montagem parece cuidada. Nas portas encontramos poucos elementos e aplicações em couro, tecido e preto brilhante. Os assentos são em pele e tecido e são dotados de uma ergonomia que oferece um excelente conforto.

Ainda no interior, o espaço é a palavra de ordem. Existem locais de arrumação por todo o lado: consola central, portas traseiras, portas dianteiras, tablier e assentos. Viajamos à vontade nos lugares dianteiros e traseiros, a bagageira conta com 358 Litros de capacidade.

O sistema de navegação e multimédia tem uma excelente imagem, é intuitivo e aparece num ecrã de 7 polegadas com apenas 7 botões físicos. Estes botões permitem controlar a tranca das portas, desembaciamento do pára-brisas e óculo traseiro, estacionamento semi-autónomo e controlo de estabilidade.

No ecrã táctil conseguimos gerir as rádios, as diferentes fontes de multimédia, os dados da viagem (consumos, distâncias, etc), a navegação, a climatização automática e o telefone. Claro que a estas funções principais conseguimos “descobrir” uma série de funções como alterar a imagem de fundo do ecrã, visualizar fotografias, aceder à informação da velocidade permitida, aos avisos de excesso de velocidade, exibição das fotografias dos contactos e ainda o modo “Jukebox”. O volante tem comandos que facilitam o aumento do som, a troca de musicas ou rádios. A câmara de ajuda ao estacionamento também aparece neste ecrã de 7 polegadas, assim como a utilização do estacionamento semi-autónomo.

O painel de instrumento revela pouco mais do que a velocidade e os quilómetros. Um “conta-rotações” dá sempre algum jeito e quem adquire um C4 Cactus deverá “prescindir” desse “pormenor”.

É um gosto viajar num Citroen C4 Catus, para além de ser um automóvel extremamente simpático no design exterior é também um verdadeiro “sofá de casa” no interior. Tanto para o condutor, como para os passageiros, o habitáculo reúne todas as condições para que nos sintamos em casa, principalmente se optarmos pelo tejadilho panorâmico que tem uma dimensão bastante generosa e torna o ambiente “a bordo” bastante agradável. Existem pormenores que nos levam para tempos já passados, como a abertura dos vidros traseiros em custódia.

Já o condutor pode contar com uma posição de condução agradável, um volante com uma boa pega e um comportamento que satisfaz. A direcção é leve, a caixa é bem escalonada em prol dos consumos e tem uma utilização bastante “macia”, a suspensão é condescendente na passagem por piso irregular e buracos.

O motor 1.2 Litros PureTech de 3 cilindros a gasolina conta com 110cv e 205Nm de binário. Foi eleito motor do ano em 2015 e os consumos mistos rondam os 6 Litros a cada 100km. As prestações convencem, apesar do C4 Cactus não ser um automóvel de corridas. A rotação tem de subir para que notemos a cavalagem do motor. No entanto, é esta “gestão” que nos permite os baixos consumos que encontramos ao volante deste crossover Francês.

O Citroen C4 Catus 1.2 Puretech de 110cv acelera dos 0 aso 100km/h em 10,4 segundos antes de atingir uma velocidade máxima de 188km/h. O que chega e sobra num automóvel cujo objectivo é oferecer mais, com muito menos. Assume um preço espantoso, um nível de equipamento satisfatório e algumas características excepcionais.

Este crossover da Citroen está disponivel a partir de 17.089,79€ (c/iva). A versão ensaiada custa cerca de 22.037,80€. Paga de IUC: 100,08€

Dados técnicos:

Modelo: Cactus
Motor: 1.2 PureTech
Potência: 110cv às 6250 rpm.
Velocidade Máxima: 188 km/h
Aceleração 0 – 100 km/h: 10.4 sec
Capacidade depósito de combustível: 50 Litros
Lugares: 5
Espaço de Bagageira: 358 Litros
Posição do motor: Colocado na dianteira transversalmente
Cilindrada: 1199cc (3 cilindros em linha)
Binário: 205 Nm às 1500 rpm.
Tracção: Dianteira
Tipo de Caixa: Manual 5 velocidades
Travagem: Discos ventilados na dianteira / Discos traseiros
Direcção: Hidraulica
Emissões de C02: 105 g/km
Peso: 1555kg
Pneus: 205/50 R17
Jantes: 17 polegadas

Assista ao sistema de estacionamento semi autónomo do Citroen C4 Cactus:

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1 Comentário

  1. Mestre78
    20 Junho, 2017 a 21:05 — Responder

    O peso não está correto, não são 1555kg, com o motor puretech o peso anunciado são 1095kg.

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