Artigos

BMW 550d xDrive 2018: 4 Turbos e 400cv num diesel!

A BMW está a apostar em força nos modelos “M”, a grande novidade é agora o novo BMW 550D xDrive diesel com 400cv de potência, que se encontra cada vez mais próximo dos “irmãos” a gasolina.

Está disponivel nas carroçarias carrinha e berlina, vem com sistema de tracção integral, mas o mais impressionante é a motorização. Este BMW conta com um motor 3.0 Litros de 6 cilindros com 4 Turbos que fazem dele o diesel de 6 cilindros mais potente do mundo!

Os dois turbos de baixa pressão são novos e substituem o anterior terceiro turbo de grande porte. O “segundos” turbos de alta pressão entram a partir das 2500rpm. A BMW revela que nas velocidades mais baixas, os turbos de menores dimensões são controlados com uma “válvula” que aumenta a pressão quando necessário.

Este novo BMW diesel consegue torna-se capaz de “fazer frente” aos automóveis bávaros de outrora. Falamos do BMW M5 E39 que contava com um motor V8 e podemos ainda falar do BMW M5 que acabou de sair do mercado, uma vez que este contava “apenas” com 680Nm de binário e o novo BMW 550D xDrive conta com 760Nm de binário. Comparativamente à anterior geração M550D houve um aumento de potência na casa dos 19cv e um aumento de binário de 20 Nm. Não podemos deixar de frisar que às 1000rpm o novo 550D xDrive conta com um binário impressionante de 450Nm.

A potência chega às rodas através de uma caixa melhorada pela divisão “M” da BMW com 8 velocidades. Estas especificações fazem com que a versão berlina ultrapasse a barreira dos 100km/h em apenas 4,4 segundos, enquanto a versão carrinha demora mais 0,2 segundos na aceleração dos 0 aos 100km/h. A velocidade máxima fica-se pelos 250km/h (limitado).

As médias de consumo (misto) anunciadas pela marca são 5,9Litros para aversão berlina e 6,2 Litros para a versão carrinha. Existe também uma ligeira diferença em relação às emissões de CO2 sendo que o sedan emite 154g/km e a carrinha 163g/km.

Este novo modelo ganha ainda uma suspensão melhorada pela “M” que reduz a altura ao solo em 10mm. A suspensão adaptativa está disponivel como opção e oferece também um sistema de 4 rodas direccionais chamado “Integral Active Steering”.

Como já é habitual nestas versões “M” contamos com um “bodykit” mais desportivo com um difusor, estribos dos travões pintados a azul e jantes de 19 polegadas com pneus 245/40 R19 na dianteira e 275/35 R19 nas rodas traseiras. As jantes de 20 polegadas também estão disponíveis como opção.

No interior, além da soleira iluminada com uma inscrição “M550d”, os passageiros recebem assentos desportivos, enquanto o habitáculo foi revestido com couro e Alcântara que se juntaram aos acabamentos em alumínio. O volante é especifico “M” com as patilhas da caixa de velocidades, assim como pedais e outros “pormenores” diferentes do BMW Série 5 normal.

Os preços para a Europa deverão ser revelados em breve!

Artigo anterior

Mitsubishi Outlander PHEV: Polivalência ecológica!

Artigo seguinte

Novo Mercedes A45 AMG com mais de 400cv de potência!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *