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Abarth 595 Competizione: O regresso do “Tenore” italiano!

Quase que nos apetece começar este ensaio com uma “adivinha”: Qual é coisa, qual é ela? Que é amarela, tem quatro rodas, é pouco maior que uma caixa de fósforos e anda que leva o diabo? É o Abarth 595 Competizione! Provavelmente um dos desportivos mais pequenos do mundo e um dos mais divertidos!

Não tem de ser necessariamente amarelo para dar nas vistas, o Abarth 595 Competizione é uma verdadeira chamada de atenção alheia, não só por ser um “FIAT 500 Fofinho” que as meninas adoram, mas por ser um “500” diferente dos que vemos todos os dias. Este 595 Competizione faz questão de demonstrar que tem sangue na guelra e que não é apenas um “fofinho FIAT 500”.

Na frente encontramos um pára-choques desportivo, com entradas de ar generosas e mais próximo do solo, as jantes são de 17 polegadas envolvidas em pneus 205/45 e as saias laterais fazem-se sobressair. Na traseira contamos com um spoiler, saídas de ar e um difusor que alberga quatro saídas de escape Record Monza, que produzem uma nota capaz de fazer “verter águas”. Por toda a carroçaria se nota a presença dos “badges” Abarth 595. As riscas pretas “Abarth” nas laterais são opcionais.

Este artigo poderia ser baseado em preços, números, listas de opções, espaço de bagageira, espaço a bordo, qualidade dos materiais, entre outras coisas aborrecidas, que nada combinariam com tamanha diversão. Por isso, vamo-nos deixar de extras, preços e números e vamos ao que realmente interessa! A experiência de condução, as sensações e a felicidade que o Abarth 595 nos proporciona.

Sentamos dentro do Abarth 595 Competizione e somos abraçados pelas backets da Sabelt, como uma mãe abraça um filho, a caixa de velocidades está mesmo à mão de semear e o volante tem a pega perfeita. A posição de condução característica deste modelo, não nos deixa desanimar, até porque com o rodar da chave no canhão da ignição, um pequeno “sismo” surge, acordando tudo à sua volta, despertando os olhares mais curiosos.

Enquanto esta panóplia de situações surge, existe um turbilhão de emoções que nos lembra o porque de adorarmos estes “Escorpiões Envenenados” vindos directamente do país em forma de bota.

No modo “Normal” circulamos pouco civilizados e a dar nas vistas, basta parar num semáforo, para que o ruído do escape Record Monza coloque alguns condutores a olhar pelo retrovisor, ou até mesmo a baixar os vidros.

É no modo “Sport” que tudo se torna mais engraçado, o manómetro da pressão do Turbo atinge quase os 2 bar e nas transições de caixa surgem pequenos rateres que quase nos rebentam os tímpanos, enquanto os pelos dos braços se arrepiam e o ritmo cardíaco aumenta, causando doses avultadas de uma esteria quase incontrolável.

Esmagamos o pedal do acelerador a fundo e recebemos um agradável pontapé nas costas, que nos faz lembrar alguns desportivos mais potentes. Não nos podemos esquecer, que para todos os efeitos, este Abarth 595 tem como base um automóvel citadino. Quando pensamos que tem 180cv, lembramo-nos de quão louca pode ser a mente italiana, é possivel que não haja povo nenhum no mundo mais apaixonado por automóveis!

A paixão por estes veículos de 4 rodas é isso mesmo, uma eterna loucura, uma insanidade mental e um amor quase paternal. É por isso que nos sentimos vivos ao volante de um carro como o Abarth 595 Competizione, pois é irracional, desconfortável e pouco espaçoso. Mas cria uma história cada vez que rodamos a chave, cada vez que esmagamos o pedal do lado direito ou mesmo quando saímos de dentro dele e voltamos a olhar para trás vezes e vezes sem conta, só para admirar os pormenores e a beleza italiana. Estes são os automóveis irracionais que nos fazem adorar este mundo e querer viver cada dia mais, para estes sorrisos ao volante, desejando que sejam eternos.

Debaixo do pequeno capo, está um motor que expressa o espírito aventureiro, apaixonante e louco dos italianos. Só eles seriam suficientemente “malucos” para colocar um motor com 180cv num citadino e só eles seriam suficientemente loucos, para extrair esses 180cv de potência de um motor 1.4 Litros… Agora podem tecer comentários a dizer que avaria, que dá problemas, que tem uma fiabilidade terrivel… Sou obrigado a questionar: “Alguma vez viram um carro de corridas que não parasse nas boxes? Eu não!”

O Abarth 595 Competizione é isso mesmo! Um automóvel de corrida para a estrada, que deve ser conduzido por homens de barba rija e com respeito. Não é qualquer pessoa que o conduz sem recear as suas dimensões reduzidas que o tornam algo exigente e distinto dos outros automóveis. Tem 250Nm de binário uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 6,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 225km/h. Podemos dizer que dificilmente sentiremos a traseira nas curvas em velocidades mais elevadas, apesar de se segurar muito bem para um citadino.

O chassi do Abarth 595 é bom, tendo em conta a sua curta distância entre eixos. É quase inacreditável pensar que um automóvel com estas características seja capaz de curvar como curva a gama 595/695. Mas podemos explicar-vos alguns dos “segredos” escondidos pela carroçaria, falamos de umas suspensões Koni realmente firmes que o fazem agarrar-se à estrada como lapa e o sistema “TTC” (Torque Transfer Control) que transfere a potência de uma roda para a outra e consoante a perda de aderência poderá ainda ir aplicando “travagem” na roda que se encontra em “perda”.

No que toca à travagem contamos com estribos Brembo com 4 embolos, discos ventilados e perfurados na dianteira e discos também no eixo traseiro, o que se traduz numa eficiência quase imperturbável, que suporta aquecimento e se mostra algo resistente à fadiga.

Poderíamos falar dos consumos, mas só nos preocupamos em ir abastecer. Com o Abarth 595 Competizione precisamos sempre de ir a algum lado… Os não fumadores tem de ir comprar tabaco, temos de ir ao trabalho a um domingo e por incrível que pareça está sempre um transito horrível que nos obriga a optar pelo caminho mais longo e mais sinuoso.

O Abarth 595 Competizione está disponivel a partir dos 29.600,00€, já a versão ensaiada ronda os 32.000,00€ e paga de IUC: 166,65€.

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