Ensaios

Abarth 595 Competizione: Escorpião endiabrado!

O Abarth 595 Competizione, foi o automóvel que me deu calafrios, que me colocou a ouvir as grandes vozes da musica italiana, mesmo antes de o ir levantar, este foi um dos automóveis que mais me fez sorrir, um dos que mais me colocou a suar do bigode e também o que mais me deu dores nas costas, vá-se lá saber o porquê!

O ensaio ao Abarth 595 Competizione, começou logo no dia em que fiz a marcação do ensaio por telefone, logo depois de ter desligado a chamada, começaram subitamente a surgir óperas italianas e vozes como Andrea Bocelli, Eros ramazzotti, Pavarotti e Laura Pausini, no meu pensamento, já só pensava em colocar as mãos num desportivo Italiano.

Quem acompanha a CarZoom sabe que os automóveis italianos, são aqueles que mais no puxam à emoção, é simples perceber o porquê, a sensibilidade dos italianos a construir automóveis é absolutamente fantástica. Nos italianos vemos pormenores que dificilmente veremos num automóvel alemão e ainda podemos contar com a loucura da engenharia italiana, ou seja, colocar um motor 1.4 a debitar 180cv ou ainda colocar um motor 1750cc a debitar 240cv como acontece no Alfa Romeo 4C por exemplo. É por estas e por outras que eu digo que os italianos se envolvem de uma forma mais emocional no que toca à concepção de automóveis.

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É por isso normal que este ensaio seja escrito de igual forma.

O Abarth 595 Competizione, não se deixa confundir com um FIAT 500 comum. Começamos logo pela frente, que adopta uma grelha aberta, entradas de ar de tamanho generoso e troca o emblema da FIAT pelo símbolo do Escorpião. A altura ao solo é também mais reduzida face ao FIAT 500 normal e as jantes de 17 polegadas pintadas a preto mate com os estribos dos travões a vermelho e os discos perfurados, ajudam-nos a perceber de que se trata de um automóvel com alma. Para terminar, contamos com um spoiler traseiro e um difusor que alberga as 4 saídas do escape “Recorde Monza”. A carroçaria adopta ainda 1 emblema de cada lado que nos revela a versão 595.

Entramos dentro do Abarth 595 Competizione e somos brindados com um interior escuro, backets da Sabelt que nos oferecem um apoio lombar digno da competição e se reparem bem o regulador da inclinação do assento tem o símbolo do escorpião, assim como o tampão da gasolina e o tampão do óleo, estes já são em metal e adoptam um design mais elaborado. O volante tem uma boa pega, o rádio não podemos falar muito pois na realidade não o utilizamos excepto para emparelhar o telefone. As informações, aparecem todas no quadrante, que adopta um pequeno ecrã e também se altera consoante o modo de condução em que estamos “normal” ou “sport”, no quadrante obtemos informações à cerca da força G, consumos, quilometragem, aceleração entre outros. Do lado esquerdo temos o manómetro da pressão do Turbo.

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Todo o interior tem um ambiente envolvente e uma boa insonorização, o que nos leva a andar sempre de vidros abertos para ouvir o barulho do escape. Sim, acho que nunca utilizei o A/C e também nunca andei com os vidros fechados! Ainda bem que não choveu!

Este ambiente extraído de um verdadeiro carro de corridas, toma outro significado quando damos à chave e a nota de escape é simplesmente bela, tão bela que só nos faz querer andar a levar este Abarth 595 Competizione ao redline a toda a hora, a carteira é que sai prejudicada. Os consumos no nosso ensaio, a pés de lã não baixaram dos 10,4 Litros a cada 100km e a fundo, podemos dizer que as marcas do combustível desapareciam relativamente depressa, sendo um desportivo cremos que é normal!

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Não podemos esquecer que o Abarth 595 Competizione conta com um motor 1.4 Litros Turbo com 180cv dotado de pedigree, que nos satisfaz desde as 2000rpm quase até às 6000rpm, é um automóvel com uma força verdadeiramente formidável e mais uma vez o som da nota de escape em junção com o som do turbo é absolutamente fantástico.

A meta dos 100km/h em cumprida em apenas 6,7 segundos e a velocidade máxima é de 225km/h.

Não só de motor se faz um automóvel, não nos podemos esquecer que o Abarth 595 Competizione tem uma distância entre eixos bastante curta, mas esta distância, não invalida a performance invejável, as suspensões são bastante sólidas e os travões são uma maravilha, ou não estaríamos a falar de um sistema de travagem Brembo com discos perfurados de 305mm e estribos de 4 pistons. A caixa de 5 velocidades tem um manuseamento digno de registo, é bastante suave tão suave que conseguimos trocar de caixa sem embraiagem com a maior das facilidades, o prazer de condução fornecido pela caixa é constante!

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Travar pode ser assustador, estamos a falar de um automóvel com cerca de 1100kg, com um sistema de travagem realmente forte, uma distância entre eixos curtinha, que pode ser fatal quando o tentamos provocar demais, torna-se bastante fácil o Abarth 595 dar uma volta sobre ele próprio. O que quer dizer, que para abusar, convém ir à manicura arranjar as unhas!

A posição de condução estranha-se mas depois entranha-se, é alta, o assento não tem regulação em altura e o volante não tem regulação em profundidade.

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Resumindo, o Abarth 595 Competizione, é o FIAT 500 de 30.000€ que todos gostaríamos de ter, a nota de escape faz grande parte dos hot hatches mais potentes parecerem meninos e a condução é verdadeiramente desafiante. Parados no transito da 2ª circular dão bastante nas vistas e os desinteressados por automóveis passam a curiosos. Seriam 30.000€ bem investidos, pois o prazer de condução é infindável e os pormenores de design italianos são verdadeiramente fantásticos. E as raparigas ainda dizem: “Que carro tão fofinho!”

Valor aproximado da versão ensaiada 30.000€, paga de IUC 132,05€

Tiago Neves

Fotos de: José da Palma

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